Twitter Instagram Youtube Yesbananas Internet Entretenimento Yesbananas News (Facebook) Yesbananas Podcast (Facebook) Yesbananas Celebridades (Facebook) Yesbananas Sports (Facebook) Yesbananas Music (Facebook)

História

A partir de 1840, mineiros fixaram-se no Sertão Paulista e deram início à exploração agrícola e à criação de gado.
No ano de 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José (que se tornaria o padroeiro da cidade), para que o patrimônio desse origem a uma cidade. O município foi, então, fundado em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro (considerado o fundador da cidade), que liderou os moradores das vizinhanças na construção de uma capela.
Em 20 de março de 1855, o então território de Araraquara, é elevado a categoria de Distrito de Paz e Polícia. Em 19 de julho de 1894, com a lei n° 294, o território foi desmembrado de Jaboticabal e elevado à condição de município. A essa época, a cidade possuía um enorme território, com mais de 26 mil km², sendo suas divisas o Rio Grande, Rio Turvo, Rio Tietê e Rio Paraná, área depois desmembrada em novos municípios. O nome da cidade foi baseado no seu santo padroeiro, São José, e no rio que corta o município, Rio Preto.
Em 1906, a cidade tem seu nome reduzido para Rio Preto permanecendo assim durante 36 anos para somente em 1945 ter seu nome retornado a São José do Rio Preto.
Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), em 1912, o município assume o seu destino de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido Sertão de Avanhandava e de irradiação de materiais vindos da capital.


RadioBarretos.com Rádio Rio Preto Internet Web Rádio Yesbananas Uma questão de bom gosto.
Líder em bom gosto de São José do Rio Preto e região. Participe de promoções da rádio líder na internet e ouça a rádio online, acesse agora nosso site.